quarta-feira, 21 de março de 2012

O Dia da Bíblia

Quem nunca ouviu falar de um texto bíblico? Quem nunca leu ou recitou um dos versículos das Sagradas Escrituras? A influência da Bíblia tem sido algo notório e evidente para todos nós. A existência e trajetória histórica da Bíblia tem nos provado o quanto ela é especial e acima de tudo importante para todos nós. O imperador D. Pedro II destacou: “Eu amo a Bíblia, leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas, eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais.”
A grande escritora Dorace Greeley disse: “É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia.

Os princípios são os fundamentos da liberdade humana.” O ex-presidente dos EUA, George Washington, frizou: “É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia.” O fundador da Mecânica e um dos maiores físicos da humanidade, Isaac Newton, evidenciou : “Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana. ” O próprio conquistador francês Napoleão Bonaparte ecoou aos ouvidos de seus súditos: “A Bíblia não é um livro qualquer, mas sim uma Criatura Viva, com um poder que conquista tudo o que se opõe a ela.” É indubitável a influência e aplicações da Bíblia em nossas vidas. Ela é um livro mais que especial. E isto não se dá ao fato de ter sido o primeiro livro impresso, dando início à era da imprensa, no período do Renascimento, por João Guttemberg. Mas sim, porque é o único manual de instruções divinas para nossas vidas.

É para nós a fonte pura da verdadeira Filosofia, a essência da mais perfeita carta magna de liberdade. Neste mês comemoramos o dia da Bíblia. Conforme informações colhidas na Sociedade Bíblica do Brasil, o dia da Bíblia surgiu no ano de 1549, quando um bispo da igreja católica romana,chamado Cranner, pertencente a Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do livro Sagrado. Então escolheram como data o segundo domingo do advento. (O Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem ao natal).

Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia. Hoje, o dia da Bíblia é comemorado em cerca de mais de 50 países. Em alguns desses, a data é celebrada no segundo domingo do mês de setembro, em homenagem a Jerônimo, o grande expoente da tradução bíblica para o latim “Vulgata Latina”. No nosso país, o dia da Bíblia foi celebrado inicialmente no ano de 1850 , pelos nossos primeiros catequisadores protestantes, missionários evangélicos que vieram da Europa e dos Estados Unidos, para pregar e ensinar a Palavra de Deus. Ainda no período do império, quase que não existia a liberdade religiosa. Os evangélicos eram impedidos de proferirem publicamente sua crença religiosa.

Em 1880, Deus começou a abrir espaços e as orações dos santos chegaram ao trono da graça. A liberdade religiosa foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o dia da Bíblia, foi se popularizando. Pouco a pouco as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do dia da bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948. E em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do dia da bíblia, em São Paulo, no monumento do Ipiranga. Hoje as comemorações, fixadas no segundo domingo de dezembro, mobilizam milhares de cristãos em todo o Brasil. Em alguns estados e vários municípios, o Dia da Bíblia é data oficial.

No próximo dia 14, aqui em Alagoas, a pedido do nosso querido Pr. Presidente José Antônio dos Santos e sob a coordenação do secretário Pr. José Laelson da Silva, iremos comemorar o Dia da Bíblia com todos os assembleianos. O local será na Praça dos Martírios e com um grande Mutirão Social mostraremos ao nosso estado tão sofredor que a única cura para nossos problemas sociais é ter e praticar o que está inserido neste tão grande presente que Deus nos outorgou, sua Palavra escrita.

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores