quinta-feira, 29 de março de 2012

Dragões no Brasil - PARTE 3

Criaturas que dominavam os céus brasileiros na pré-história

Será que existiram Dragões em nosso país? Dentro dos registros paleontológicos, o que mais se aproximou desses “seres voadores” denominados “Dragões”foram os répteis “pterossauros” (do latim científico Pteurosauria), que são de uma classe extinta chamada Reptilia (ou Sauropsida), correspondente aos répteis voadores do período Mesozóico.

Conhecidos como os “primeiros répteis voadores”, estes animais alados foram os primeiros vertebrados a desenvolverem o vôo ativo,diferente de outros que só planavam. Os animais que possuem essa característica têm a vantagem de uma autonomia maior,que pode se locomover ativamente por muitas áreas, como fazem as aves e os morcegos atualmente.
Segundo a ciência, esses “seres voadores” surgiram no Triássico superior e desapareceramna extinção K-T, datado há 65 milhões de anos pela ciência. Inclusive vale ressaltar que alguns dos melhores fósseis de pteurossauros vêm do planalto e Bacia de Araripe, que ocupa parte dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí,aqui dentro do nosso querido Brasil onde foram catalogados 23 espécies depterossauros.
Os primeiros fósseis de pterossauros foram descobertos em 1784 pelo naturalista italiano Cosimo Collini, que os interpretou como sendo de um animal aquático.Foi só no século XIX que Georges Cuvier sugeriu tratarem-se de animais voadores. 

As asas desse “Dragão brasileiro” eram constituídas por membranas dérmicas, fortalecidas por fibras, ligadas a partir do quarto dedo, que era desprorporcionalmente longo. O pulso continha um osso extra, o pteróide, que ajudava a suportar esta membrana.
As asas dos pterossauros terminavam nos membros posteriores, ao contrário dos morcegos,onde asas são braços modificados. Outras adaptações para o vôo incluíam ossosocos ( como as aves modernas). Esses seres não tinham penas, mas há evidências de que algumas espécies pudessem ter o corpo coberto de pêlos ( no entanto,diferente dos mamíferos). 

Vale destacar que de acordo com a estrutura óssea e a dentição dos pterossauros sugerem que fossem animais carnívoros. No Chile, foi descoberto uma jazida com inúmeros pterossauros juvenis, o que sugere que procriaram em colônias como as aves marinhas atuais.
A nível de atualização, foi encontrado um dente de espinossauro embebido em uma vértebra de pterossauro, o que mostra que eram presas deste dinossauro.

IV - Dragões à luz da História

A História nos garante que a civilização asteca, que era uma das mais isoladas do mundo de então, também adorava a imagem do Dragão, a diferença para as demais culturas é que para eles existia o Dragão do bem e do mal.
Com aproximadamente um milhão de habitantes, o povo Asteca foi um dos mais importante da América, tinham uma sociedade bem organizada, produziam lindas obras arquitetônicas, artísticas e na feitura de objetos em ouro.
Além disso, se destacavam no comércio, na agricultura, nas artes, na ciência, nas letras e na religião. O que hoje é conhecido como a cidade do México, já foi a Capital Tenochtitlán. As pessoas dessa civilização deviam obediência aos deuses e praticavam rituais de sacrifícios humanos para o “deus Sol”.
Enfim, a religião era o fundamento básico dessa civilização. Os andinos ergueram templos para reverências religiosas etambém estudo da Astronomia. A ciência foi igualmente desenvolvida entre eles,no ano de 1519 d.C, os astecas foram conquistados pelos espanhóis. Sua cultura pagã foi dizimada e praticamente toda sua riqueza roubada pelos europeus.
O que nos chama a atenção é que os grandes guerreiros astecas tinham um deus por nome de Quetzalcóatl, cujo aspecto era semelhante a um Dragão em forma de “cascavel emplumada” com as variadas penas verdes do pássaro quetzal.
Semelhantemente na arte indígenas da América do Norte, no outro extremo, tinham figuras de serpentes gigantescas com as mesmas características. E por que não falarmos sobre os Maias que veneravam uma falsa divindade por nome de Kukulkán cujo nome, por incrível que pareça, significa “Pássaro serpente”ou “Pássaro Serpente da Guerra”.
A fachada do templo dos Astecas era repleta de Dragões serpentes emplumadas. Mito ou realidade? Pelas comprovações históricas e escavações, entende-se que essas populações primitivas foram impactadas por um tipo de contato com esses “seres monstruosos”. 

CONTINUA... Bibliografia: - Shedd, Russel , A Bíblia Vida Nova, SBB e SREVN; - BíbliaIlúmina; - Wikipédia; - Dragões, Mitos e Verdades, Ed. Escala; - InstitutoCristão de Pesquisa – ICP; - Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD

1 comentários:

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores