quinta-feira, 29 de março de 2012

4. Leviatã e a Teologia: PARTE FINAL

O termo é hebraico: “liwjathan”,cujo significado é “animal que se enrosca”, sendo modificado pelo latim bíblicopara “leviathan”. Também é conhecido como “o monstro marinho” do caos primitivo e cujas origens remontariam à mitologia fenícia, na qual encarna aresistência oposta a Deus pelos poderes do mal.
Trata-se do suposto "crocodilo", um réptil de grande porte que vive quase que constantemente na água. O que discordo por vários fatores, dentre eles, a questão de "viver dentro do mar".
Por inferência, a criatura também é citada em Ezequiel29.3 e 32.2, como sendo um “dragão”. É interessante notar que fósseis já identificaram crocodilos de até 15 metros que viveram sobre a terra naantiguidade. 


Atualmente, os maiores representantes da espécie nãoexcedem os sete metros.
Apesar de escritores renomados e professores de Arqueologia Bíblica como Kuntzman e o próprio Russel P.Shedd, comentaristas da Bíblia Vida Nova, acreditarem que os termos “Leviatã”, “Dragão”, “Serpente” e “monstro” eram expressões simbólicas referindo-se a tipos de instrumentos em que Deus se utilizou para os julgamentos físicos do passado como a Assíria, o Egito e a Babilônia,escritores internacionais como Washington U. Cinel, Frederico Ven Lhering,dentre outros, defendem piamente que o termo “Leviatã” pode muito bem se referir a qualquer um dos grandes animais marinhos tais como uma grande água-viva, baleias ou tubarões ou a um grande réptil como o crocodilo e até mesmo uma grande Serpente.
Já outros estudiosos, acreditam que "Leviatã"pode se referir a um réptil marinho similar a um dinossauro. 

Maso que a Bíblia nos fala?
Para a Bíblia, a inerrante e inefável Palavra de Deus,Leviatã existiu e era um tipo de monstro marinho mencionado diversas vezes nas Sagradas Escrituras. Se existiu ou não para alguns, o assunto em foco é bastante questionável pelo mundo extra-bíblico. Diversos cientistas e teólogos do mundo todo estudam afincamente este personagem tentando encontrar explicações sobre sua possível existência. 

Mas o que realmente a Bíblia nos reporta acerca desse monstro? Onde ele surgiu? Não será fictício? Existem referências bíblicas que provam sua existência? Seria oLeviatã um dragão?
Perguntas como essas e outras podem ser respondidasdentro da Palavra de Deus. A palavra Leviatã aparece na Bíblia cerca de 06vezes, todas no VT e nenhuma referência no NT. A primeira referência bíblicaacerca de Leviatã é encontrada no Livro do patriarca Jó.
Assim está escrito: “ Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam os dias, que são peritos em suscitar o leviatã” ( Jó3.8 ). No capítulo 41 de Jó seu nome é mencionado por várias vezes e de forma detalhada ele é descrito. Neste capítulo voltado exclusivamente para esse ser,sua descrição na referida passagem é específica e aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos.
Neste capítulo existe o diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? Quem lhe abriu os dois batentes da goela, emque seus dentes fazem reinar o terror?...... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre” (Jó 41). 

I -Qual era a forma do monstro Leviatã?
Aqueles que estão curiosos para saber a forma na qual o monstro se apresentava, vale ressaltar que não devemos perder de vista as diversas descrições no Antigo Testamento que o caracteriza sob diferentes formas, uma vez que fundía-se com outros animais.
Não obstante a diferentes interpretações, o Leviatã se manifesta na Bíblia sob a forma do maior dos animais aquáticos, para alguns como um crocodilo para outros na forma de um enorme peixe ou baleia. Porém o profeta messiânico Isaías o apresenta na forma de serpente: “Naquele dia, o Senhor pegará a espada, a sua espada enorme, forte e pesada, e ferirá o monstro Leviatã,a serpente que se torce e se enrola; o Senhor matará o monstro que vive no mar.” ( Is 27.1).
Em algumas versões traduzidas em Português por João Ferreira de Almeida, edição revista e atualizada no Brasil vem expresso: “Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o dragão, a serpente veloz, e o dragão, a serpente sinuosa; e matará o monstro, que está no mar.”
Apesar de sabermos que, de acordo com a História, os fenícios foram pioneiros no mar e que segundo sua mitologia, que é a mais aceita pelos historiadores, revela uma primeira definição: “monstro que se representava sob a forma de crocodilo” , com todo respeito ilustre leitor, eu não concordo nem aceito. Até porque a Bíblia nos revela algumas possíveiscaracterísticas deste fenômeno. 

II -Quais eram as características do monstro?
Algumas informações peculiares deste monstro estãopresentes na Palavra de Deus, algumas bastante nítidas, por exemplo:
a) O monstro Vivia no mar, ou seja, era um animal marinho:E, quanto ao monstro Leviatã, será que você pode pescá-lo com um anzol ou amarrar a sua língua com uma corda?” (Jó 41.1)
No mar passam osnavios, e nele brinca Leviatã, o monstro marinho que tu criaste.” ( Sl104.26)
b)Era Horripilante e causava medo só de olhar:A sua força está no pescoço, e a cara dele mete medo em todo mundo. Diante dele até a tristeza salta de alegria. (Jó41.22) “Quando ele se levanta, até osmais fortes ficam apavorados; o medo os impede de agir.” (Jó 41.25)
Observemos que a passagem acima está evidenciando, em forma de uma figura de linguagem, que leviatã é tão forte que nem a tristeza suportaficar inerte”, ao contrário “salta de alegria”.
A expressão em foco aponta para o monstro Leviatã e não para Deus como alguns ensinam e pregam.
c) Era quase que indestrutível. As Armas da época não tinham como destruí-lo. “Não há espada que consiga feri-lo,nem lança, nem flecha, nem arpão. Para ele, o ferro é como palha,e o bronze, como pau podre. As flechas não o fazem fugir.Jogar pedras nele é como jogar capim. Bater nele com um porrete é o mesmo que bater com uma torcida de palha; ele zomba dos homens que lhe atiram lanças.”(Jó 41.26 - 29)
d)Possuía dentes afiadíssimosQuem é capaz de fazê-lo abrir a sua queixada rodeada de dentes terríveis?” (Jó 41.14)
e)Tinha um casco duro como pedra e escamoso. “ Será que você pode enterrar lanças no seu couro ou fincar arpões de pesca na sua cabeça?” (Jó 41.7) “Quem pode arrancar ocouro que o cobre ou furar a sua dupla couraça?” (Jó 41.13) “As suas costas são cobertas de fileiras de escamas ligadas umas com as outras e duras como pedras. Estão coladas tão bem umas nas outras, que nem o ar passa entre elas. Estão ligadas entre si e bem coladas, de modo que ninguém pode separá-las.” (Jó 41.15 – 17)
A sua barriga é coberta de cacos pontudos, que reviram a lama como se fossem uma grade de ferro.”(Jó 41.30)
f) Lembrava um “monstro” semelhante a um“dragão” da mitologia oriental que expelia fogo, porém não tinha asas e nem voava. “Quando o Leviatã espirra, saem faíscas; os seus olhos brilham como o sol ao amanhecer. A sua boca lança chamas, e dela saltam faíscas de fogo. O seu nariz solta fumaça,como a de galhos que queimam debaixo de uma panela. O seu sopro acende o fogo,e da sua boca saem chamas. (Jó 41.18 – 21) “Ele agita o mar e o faz ficar como água que ferve na panela, como oóleo fervendo no caldeirão.” (Jó 41.31)
Impressionante é o que o texto bíblico de algumas versões diz: “Naquele dia o Senhor castigará coma sua dura espada, grande e forte, o dragão, a serpente veloz, e o dragão, a serpente sinuosa; e matará o monstro, que está no mar.” (Is 27.1).
g)Era Gigantesco:Agora vou falar das pernas do Leviatã, do seu tamanho e da sua força sem igual.(Jó 41.12) “ Só de olhar para o monstro Leviatã as pessoas perdem toda a coragem e desmaiam de medo.” (Jó 41.9) “Não há nada neste mundo que se compare com ele, pois foi feito para não ter medo. O Leviatã olha para tudo com desprezo eentre todas as feras orgulhosas ele é rei.” (Jó 41.33,34)
h) e possuía mais de uma cabeça: Asafe ao se expressar em sua poesia lírica e inspirativa frisou: “Esmagaste as cabeças do monstro Leviatã e deste o seu corpo para os animais do deserto comerem.” ( Sl 74.14) 

A conclusão mais aceitável e coerente com as características físicas de Leviatã é aquela que a Bíblia nos mostra. Um ser totalmente diferente daqueles animais existentes na terra, e além do mais sua forma independe de qualquer criatura existente na Natureza. Para fechar essa ousada afirmação leiamos : Jó 41.33,34: “Não há nada neste mundo que se compare com ele, pois foi feito para não ter medo.O Leviatã olha para tudo com desprezo e entre todas as feras orgulhosas ele érei.
Caso o ilustre leitor(a) não aceite a humilde análise deste colunista, só o que nos resta, em nome do zelo de nossa harmonia e amizade, é nos confortarmos com o que está escrito em Dt 29.29: “Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao Senhor, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre.” 

Bibliografia: - Shedd, Russel , A Bíblia Vida Nova, SBB eSREVN; - Bíblia Ilúmina; - Wikipédia; - Dragões, Mitos e Verdades, Ed. Escala;- Instituto Cristão de Pesquisa – ICP; - Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores