quinta-feira, 29 de março de 2012

2.Leviatã e a Mitologia: PARTE 6

Para uma outra fonte, o famoso Dicionário Judaico de Lendas e Tradições de Israel, de Alan Uterman, que apesar de talvez não serdigno de tanta aceitação, até por que envolve um conjunto de mitos e crenças israelitas, Leviatã era literalmente um monstro.
Baseado no mesmo, “Os olhos do Leviatã iluminavam o mar a noite e poderiam ser vistos a milhas de distância. Segundo o dicionário, “a água ao seu redor fervia com o hálito quente de sua boca, o que o fazia ser sempre acompanhado de cortinas de vapor escaldante.O odor fétido do Leviatã poderia superar até a fragrância do jardim do Éden, e caso seu fedor lá penetrasse, ninguém poderia sobreviver.”


Não é de gerar incômodo se afirmarmos que a antiguidade do nome “Leviatã” remete aos mitos da cosmovisão judaica onde o monstro é considerado por alguns estudiosos como uma das criaturas "primevas", ou seja, um dos seres antiguíssimos que existiam no início de tudo e que tiveram de ser derrotados por Jeová antes que se tivesse início a criação dos céus e da Terra.
Segundo esta lenda, que é pura imaginação e invenção humana, Jeová “matou a fêmea Leviatã para impedir que o casal procriasse e destruísse o mundo que tinha em mente. 

Com sua pele, delimitou as fronteiras do espaço profundo e fez roupas para Adão e Eva.” Baseado na lenda judaica, no final dos tempos, com a chegada do Messias, Gabriel entrará em uma briga de proporções cósmicas para matar o macho Leviatã, ou, segundo outra versão, fará com que o gigantesto Beemot(Hipopótamo), outra criatura primitiva, trave uma batalha com o Leviatã até que ambos se matem mutuamente.
A mitologia judaica, relata que “no banquete messiânico para os justos, a pele do Leviatã servirá então um toldo gigantesco e sua carne será servida a todos.” Porém sabemos quetudo não passa de pura imaginação. 

3.Leviatã e a Sociologia:
É impressionante a influência do Dragão Leviatã na Literatura e na Sociologia, a ponto do filósofo inglês, Thomas Hobbes, em 1651, publicar o seu mais famoso tratado sobre o Estado e o Contrato Social.
Intitulou-o Leviatã, em virtude de comparar o Estado organizado e ideal ao monstro bíblico. Thomas Hobbes, é um dos filósofos que compõem a base para a introdução do estudo de Direito. Nascido em 1588, nacidade de Malmesbury, Inglaterra, foi um matemático, teórico político, e filósofo. É conhecido na ciência do Direito, por ser autor do Livro Leviatã, que tem como base a alegação: “Os humanos são egoístas por natureza. Com essa natureza tenderiam a guerrear entre si, todos contra todos” (bellum omnia omnes).
Assim, para não exterminarmo-nos uns aos outros será necessário um contrato social que estabeleça a paz, a qual levará os homens a abdicarem da guerra contra outros homens. Mas, egoístas que são, necessitam de um soberano (Leviatã) que puna aqueles que não obedecem ao contrato social. (Wilkipédia)
Hobbes era um absolutista político. Alega em sua obra queos humanos são egoístas por natureza. Com essa natureza tenderiam a guerrear entre si, todos contra todos: o princípio ou, no vernáculo, a guerra de todos contra todos. 

Na perspectiva de Hobbes, a melhor forma de governo era a monarquia absolutista, sem a presença de um Parlamento, pois este dividiria o poder e, portanto, seria um estorvo ao Leviatã e levaria a sociedade ao caos.
É interessante saber que este descrito faz nos refletir sobre diversos pontos de vista relacionados com a Bíblia e o Direito, podemos citar primeiramente um texto bíblico que está em Jeremias 17.5: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço,e aparta o seu coração do Senhor!

Este texto afirma o que Thomas Hobbes afirmou sobre o contrato social, todavia é importante ter cuidado sobre sua filosofia, pois ele também alega que os humanos são egoístas por Natureza, o que contraria os escritos bíblicos sobre a criação do homem, no qual está escrito no livro de Gênesis 1.26(Parte1): "E disse Deus:Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...

Sabemos que o que fez o homem ficar desta forma é a distância de Deus, devido aos seus pecados, está é a essência teológica para o relacionamento do homem através do contrato Social. Como curiosidade é importante citar o título de sua Obra, "Leviatã", que pode ser levado para uma refêrencia Bíblica, citada no Livro de Jó, capítulo 41, sendo Leviatã este um monstro áquatico. Está passagem foi estudada por diversos teológos que o consideram o monstro uma entidade malígna que atormentou Jó a mando de Satánas; fazendo assim uma analogia com a obra de Thomas Hobbes, podemos entender que seria um líder político, soberano, uma união Absolutista entre oEstado e Igreja que garantiria a segurança social, no qual o autor defende.

A respeito de Thomas Hobbes, ele apóia a monarquia e neste sentido demonstra uma crítica aos Protestantes pela livre interpretação da Bíblia, talvez este pensamento seria correspondido pelo contexto histórico que a Inglaterra vívia, após ter sofrido uma guerra Civil, no qual tinha sido instituído uma república. 

CONTINUA... Bibliografia: - Shedd, Russel , A Bíblia VidaNova, SBB e SREVN; - Bíblia Ilúmina; - Wikipédia; - Dragões, Mitos e Verdades,Ed. Escala; - Instituto Cristão de Pesquisa – ICP; - Bíblia de EstudoPentecostal, CPAD

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores