sábado, 14 de julho de 2012

O QUE É O TIPO? ( Terceira aula )

II - O que é o Tipo? ( Terceira aula )

A palavra vem do grego : typos”. Significa “molde ou sinal”. Aquilo que inspira fé como modelo. É o caso de um personagem paradigmático.


Paradigma
(do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido.

O tipo, que é um modelo (paradigma),é um pressuposto filosófico, matriz, então isto quer dizer que o Tipo pode ser:

a) uma teoria,
b) um conhecimento que origina o estudo de um campo científico;
c) uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo;
d) uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas

Na realidade, a análise de um tipo, se refere ao estudo de diversos temas, eventos, pessoas ou objetos de uma realidade passada que é refletida em uma outra realidade, a futurística.

Por exemplo, quando falamos de Tipo na Bíblia, estamos abordando temas, eventos, pessoas ou objetos  no Antigo Testamento, que são considerados "sombra" do que estava por vir no Novo Testamento.

Vamos ler novamente a carta aos Hebreus 8.3 - 5:

“3Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 4Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, 5os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou.”



Perceba as palavras do escritor Hebreus 8.5a: os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais,”

A Bíblia na linguagem  de hoje diz: O trabalho que esses sacerdotes fazem é, de fato, somente uma cópia e uma sombra do que está no céu.”
Então, dentro de uma realidade bíblica, TIPO é uma pessoa, coisa ou ato no AT que se cumpre totalmente em seu ANTÍTIPO, isto é, pessoa, coisa ou ato no NT.



Exemplos:

Vamos ler Hb 7.15-17: E muito mais manifesto é ainda se, à semelhança de Melquisedeque, se levantar outro sacerdote, que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. 17Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.”.

Veja, Aquí neste texto, MELQUISEDEQUE (pessoa) é um tipo de Cristo.



Já em Hb 9.11-,12,O TABERNÁCULO (coisa) é um tipo da REDENÇÃO: 11Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção,”

Tipos na Teologia

A análise de um tipo ou tipologia bíblica, se refere ao estudo de diversos temas, eventos, pessoas ou objetos no Antigo Testamento, que são considerados "sombra" do que estava por vir no Novo Testamento.

Tipo na Bíblia

O tipo de termo é encontrado 16 vezes no Novo Testamento grego com significados diferentes (João 20.25, Atos 7,43,44, 23,25; Ro 5,14, 6,17, 1 Cor 10,6-11, Fl 3 , 17, 1 Tessalonicenses 1.7, 2 Tessalonicenses 3.9, 1 Timóteo 4.12, Ti 2,7, eu 8,5, 1P 5,3). 



Em 1 Coríntios 10.6 e 11 tem o significado que queremos considerar aqui: "Ora, estas coisas eram na forma de nós, não desejar o mal como o fizeram ... E essas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para nossa . advertência, sobre quem os fins dos séculos têm chegado "

A palavra vem do espanhol typus latinos, gregos e este o escritor tupov, e o dicionário a define, nos dois primeiros significados, como:
a) modelo, exemplar
b) símbolo representativo de algo figurativo.

O chamado "Antítipo"  na realidade do Novo Testamento é aquilo que corresponde ao tipo do Antigo, embora a palavra grega é também traduzida como "figura" na versão espanhola da Bíblia (At 9,24; 1P 3:21).



BIBLIOGRAFIA:
-
The Nature[and Identity] of Biblical Tipology – Crucial Issues” do Dr. Richard

-  M. Davidson/ VIDE
- Chamada.com.br / Thomas Ice
- Wilkpédia

- Gramática Contemporânea da língua Portuguesa



0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores